Por que utilizar email Marketing?

Cada vez mais se utiliza email marketing como divulgação de produtos e serviços ou apenas para compartilhamento de conteúdo. O objetivo de utilizar email marketing é estreitar o contato com o cliente, e aumentando assim o relacionamento que você tem com o mesmo. Os motivos que levam a utilização de email marketing são muitos, como:

– Ótimo custo beneficio, pois tem um custo muito baixo e é umas das formas mais eficientes de marketing.
– É possível segmentar interesses de clientes e enviar somente conteúdos que realmente os interessa.
– A distribuição da informação é muito rápida, pelo motivo de envio de email ser instantâneo.
– Não há poluição no meio ambiente, pois toda a divulgação ocorre por meio eletrônico.
– Dentre muitas outras vantagens.

Como utilizar email Marketing?

Para ter sucesso na utilização de email marketing é preciso saber usar de forma correta, como por exemplo, não usar emails carregados de texto ou com poucas linhas de texto, pode-se usar imagens para chamar a atenção dos seus contatos, mas é preciso utilizar imagens adequadas, como imagens que não force a vista do usuário, ou que seja uma imagem “pesada” de se ver, ou seja, algo que irá chamar a atenção.

Também é aconselhável que não “transborde” de emails a caixa de entrada de seus contatos. Geralmente as pessoas gostam de abrir emails de assuntos de próprio interesse, mas quando recebem muitos emails do mesmo contato, acabam marcando-os como Spam.

Outro fator importante, que é preciso dar atenção é o assunto de seu email, procure colocar uma assunto relacionado ao conteúdo, nada que seja longo, mas que simplifique o conteúdo e chame a atenção de seu contato. Observação: Existem ferramentas de email marketing que possibilitam você testar assuntos, isso é muito interessante, pois se você testa um assunto versus outro, você sabe qual é o assunto que irá ter a maior possibilidade de abertura de email.

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Ferramentas de email Marketing

Muitas pessoas tem dúvidas sobre o que é uma ferramenta de email marketing, você pode utilizar seu próprio email para enviar mensagens para sua lista de contatos, porém você não terá tanta eficácia na distribuição e gerenciamento de emails. Para ter sucesso em email marketing, não basta apenas seguir as dicas citadas anteriormente você precisa de uma ferramenta para gerenciar as listas.

Através destas ferramenta você pode trabalhar com captação de emails, pois através das mesmas é possível criar formulários e adicionar em seu site/blog para que os usuários se cadastrem e consequentemente estes usuários ficam registrados nessas ferramentas de email marketing.

Através de ferramentas de email marketing também é possível gerenciar envio de emails para seus contatos, organizar (criar segmentos) seus contatos, ter relatórios de emails enviados, abertos e configurar envios de emails no dia e horário que desejar.

Por exemplo, você que está lendo esse email, do lado desse post tem um formulário, se você se cadastrar nele e depois confirmar o email, você estará entrando em uma lista minha, dentro da minha ferramenta de email marketing (KlickMail, falarei dela em uma outra oportunidade).

A partir do momento que você está na minha lista, eu posso, fazer campanhas direcionadas as pessoas que apenas leram esse post, ou todo mundo que visitou esse blog, a ferramenta me proporciona a criação de listas, onde nela eu posso seguimentá-la da maneira que eu achar conveniente.

Double opt-in e Single opt-in

O Double opt-in é o processo no qual o usuário após o cadastro realizado em um formulário, o mesmo precisa confirmar explicitamente que deseja receber mensagens no email. Isto deve ser feito através de um link, enviado para o endereço de email do usuário. Desta forma a lista de contatos se torna mais responsiva, pois você só atri para sua lista usuários que realmente interessam em suas mensagens, além de diminuir e muito a taxa de Spam.

Já no processo Single opt-in, após o cadastro do formulário o usuário não precisa confirmar que deseja receber as mensagens, sendo assim as mensagens já começam a ser entregues sem a confirmação.

Contudo observa-se que é muito vantajoso a utilização de email marketing, pois é algo que traz um ótimo retorno, porém, para que isso seja possível é preciso saber desenvolver um conteúdo de qualidade, bem feito e com auxilio de uma ferramenta de email marketing.

No próximo post iremos apresentar uma ferramenta de email marketing muito bem conceituada no mercado que eu uso o KlickMail, Aguarde!

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Espero que tenha gostado.

Grande abraço.